Chamado internamente de “trem pagador”, o Flamengo calcula ter gerado cerca de R$ 28 milhões em receitas extras aos adversários no Campeonato Brasileiro de 2025. A estimativa foi apresentada pelo CMO Ricardo Hinrichsen durante reunião do Conselho Deliberativo, que também destacou a venda de 100% das cargas de ingressos destinadas aos rubro-negros nos jogos fora de casa em 2026.
Durante a reunião, Ricardo explicou também que a iniciativa vai além da venda de ingressos. Segundo ele, o objetivo principal foi proteger os rubro-negros que acompanham o time pelo Brasil.
“Era uma promessa de campanha de que o Flamengo passaria a comprar a carga de ingressos de visitantes para revender aos seus sócios-torcedores. É importante lembrar que o Flamengo não ganha absolutamente nada com isso. A gente compra esses ingressos e repassa aos nossos sócios-torcedores.”
Além da comercialização dos ingressos, o Rubro-Negro passou a acompanhar de perto a logística dos jogos fora de casa. A medida, segundo Hinrichsen, busca evitar problemas de segurança e melhorar a experiência dos torcedores visitantes.
Leia mais: Esportes olímpicos do Fla registram déficit de R$ 20 milhões; veja valor por modalidade
Flamengo mantém 100% de ocupação como visitante
A atual gestão passou a adquirir diretamente as cargas de ingressos destinadas à torcida visitante e revendê-las aos sócios-torcedores. Segundo o dirigente, a medida não gera lucro ao Fla, mas busca combater preços abusivos e melhorar as condições de segurança para os rubro-negros.
O resultado aparece novamente em 2026. Até aqui, o clube conseguiu vender integralmente todas as cargas disponibilizadas pelos mandantes no Brasileirão.
Os borderôs do campeonato mostram que a presença rubro-negra frequentemente coincide com receitas superiores às médias registradas pelos clubes mandantes. O caso mais expressivo foi o do Athletico-PR. Contra o Flamengo, a arrecadação com ingressos destinados à torcida visitante chegou a R$ 637 mil.
Situação semelhante aconteceu diante de São Paulo, Atlético-MG e Red Bull Bragantino. Confira:
| Jogo | Receita torcida do Flamengo | Renda bruta da partida | Média de renda do mandante |
|---|---|---|---|
| São Paulo x Flamengo | R$ 288,2 mil | R$ 1,54 milhão | R$ 1,41 milhão |
| Vitória x Flamengo | R$ 231,1 mil | R$ 843,6 mil | R$ 540,1 mil |
| Botafogo x Flamengo | R$ 203,2 mil | R$ 628,6 mil | R$ 717,7 mil |
| Corinthians x Flamengo | R$ 184,5 mil | R$ 3,26 milhões | R$ 2,59 milhões |
| Red Bull Bragantino x Flamengo | R$ 154,5 mil | R$ 379 mil | R$ 184,3 mil |
| Fluminense x Flamengo* | R$ 1,20 milhão | R$ 3,55 milhões | R$ 1,31 milhão |
| Atlético-MG x Flamengo | R$ 253,5 mil | R$ 1,55 milhão | R$ 1,14 milhão |
| Grêmio x Flamengo | R$ 161,2 mil | R$ 2,16 milhões | R$ 1,68 milhão |
| Athletico-PR x Flamengo | R$ 637,3 mil | R$ 2,62 milhões | R$ 1,27 milhão |
*No clássico contra o Fluminense, o valor considera apenas ingressos adquiridos por sócios rubro-negros nos setores mistos e no setor Norte, já que o borderô não separa integralmente as torcidas.
Os números ajudam a ilustrar a tese apresentada por Ricardo Hinrichsen. Em boa parte dos casos, a arrecadação total das partidas superou a renda média normalmente registrada pelos mandantes ao longo do Brasileirão. Fenômeno oriundo não apenas da presença massiva de rubro-negros.
Jogos contra o Mais Querido costumam atrair mais torcedores do próprio clube da casa e frequentemente são acompanhados por ingressos com preços acima da média praticada pelos adversários.
“Eu gero recurso para o clube mandante de duas formas. Eu gero recurso através do público visitante. O que ele botar para vender, o torcedor do Flamengo compra. Mas também tem um aspecto interessante que é o público médio do próprio torcedor do time mandante ser mais alto quando o jogo é contra o Flamengo.”
- Com estilo retrô, inspirado no uniforme de 1981, com detalhes que remetem ao período de ouro do clube.
- Leve e confortável, ideal para acompanhar os jogos do Flamengo com muito estilo
- Produto 100% ORIGINAL. Produto Licenciado pelo Flamengo
Diretoria vê clube como motor econômico do campeonato
Os borderôs do Brasileirão ajudam a ilustrar o cenário apresentado por Ricardo Hinrichsen. Em partidas contra São Paulo, Vitória, Atlético-MG, Bragantino, Grêmio e Athletico, por exemplo, a arrecadação proveniente apenas dos ingressos rubro-negros representou parcela relevante da renda total.
A partir desse comportamento, o departamento de marketing do clube realizou um levantamento sobre o impacto financeiro gerado pelo Fla como visitante.
“A gente fez esse cálculo e supera algo em torno de um milhão e meio de reais de receita, na média, por jogo, a mais para o clube mandante. Em alguns casos significa dobrar a receita que ele tem normalmente em uma partida. Quando você multiplica isso no Campeonato Brasileiro, chega a 28 milhões de receita que o Flamengo, como visitante, gera para os outros clubes.”
A estimativa apresentada pelo clube tem como base o Brasileirão de 2025. Em 2026, o cenário segue semelhante. O Flamengo manteve 100% de ocupação das cargas de ingressos destinadas aos visitantes em todas as partidas disputadas fora de casa até então.
Fique por dentro de tudo no seu WhatsApp! 📲 Quer receber as notícias do Mengão em primeira mão, direto no seu celular? Entre agora no canal oficial do Jornal do Fla no WhatsApp e não perca nenhum detalhe sobre o nosso Mais Querido.
👉 CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL

