O Brasil encara o Japão na fase de 16-avos, nesta segunda-feira (29), às 14h (de Brasília). Um nome comumente ligado aos dos países é o de Zico, maior ídolo da história do Flamengo.
Antes do certame, Zico enviou uma breve análise à Flamengo TV, divulgada pelo canal ao vivo neste domingo (28). O eterno craque que fez sucesso aqui e no Japão falou sobre a evolução do futebol japonês.
“A gente sabe que tudo que é feito no Japão é feito com planejamento, e no futebol não seria diferente. Quando começou a se pensar em futebol profissional no Japão, 91, 92, por aí… Quando eu cheguei lá. É lógico que o Japão já tinha conhecimento do futebol, já tinha sido medalha de bronze na Olimpíada de 64, no Japão mesmo. Agora, os caras trabalhavam numa fábrica, treinavam pouco e jogavam o campeonato da JFA, primeira liga que teve lá”, inicia.
Leia mais: Samuel Lino destaca importância da intertemporada em Portugal
Zico lembra o que disse aos japones para encorajá-los a seguir crescendo no futebol.
“Depois que foi criada a J-League, aí não, aí foram criados os clubes. Primeira leva eram dez, depois, 20. Futebol japonês teve um crescimento. Eu mesmo, quando cheguei lá, falei, ‘o Brasil profissionalizou em 33, e só foi campeão do mundo 25 anos depois. E mesmo assim, porque nasceram ao mesmo tempo Garrincha e Pelé’. Japão está com 33 anos de futebol profissional mas não foram criados jogadores desse nível”, continua.
Zico vê Brasil x Japão como uma partida muito perigosa
Apesar de não possuir grandes jogadores, o coletivo da Seleção do Japão é muito perigoso, e Zico acredita que a partida será muito difícil para o Brasil.
“Mas prevalece o conjunto, a harmonia, a determinação. Isso o Japão tem de sobra. Por isso, nesses últimos oito anos, a equipe vem muito bem e será um adversário dificílimo para a Seleção Brasileira. Mas tem tudo para ser um bom jogo, porque o Japão propõe o jogo e o Brasil também. Então, que vença o melhor”, conclui.
Quem avançar de Brasil x Japão enfrenta a seleção vencedora de Costa do Marfim x Noruega nas oitavas de final.
- Camisa nas cores rubro-negras e escudo estampado em prata
- Leve e confortável, ideal para acompanhar os jogos do Flamengo com muito estilo
- Produto 100% ORIGINAL. Produto Licenciado pelo Flamengo
Fique por dentro de tudo no seu WhatsApp! 📲 Quer receber as notícias do Mengão em primeira mão, direto no seu celular? Entre agora no canal oficial do Jornal do Fla no WhatsApp e não perca nenhum detalhe sobre o nosso Mais Querido.
👉 CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL

