O Jornal do Fla realizou um levantamento sobre todos os jogadores que deixaram o Flamengo para atuar no futebol italiano no século XXI, lista que pode ganhar o nome de Evertton Araújo em breve.
O volante, que atualmente está em ascensão no elenco rubro-negro, desperta o interesse de clubes como Milan e Napoli. Caso a negociação se concretize, o meio-campista será o 17º jogador diferente a sair do Flamengo rumo à Itália neste século.
Leia mais: Flamengo responde se Zenit fez contato por Léo Ortiz
Veja a lista dos 16 jogadores que deixaram o Flamengo para jogar na Itália no século
- Adriano Imperador – 2001 (Inter de Milão) | Adriano Imperador – 2010 (Roma)
- Leonardo – 2002 (Milan)
- Athirson – 2001 (Juventus)
- Júlio César – 2004 (Inter de Milão)
- Rafael – 2004 (ACR Messina)
- Vitor Saba – 2012 (Brescia)
- Thomás – 2013 (Siena)
- Adryan – 2014 (Cagliari)
- Caio Rangel – 2014 (Cagliari)
- Samir – 2015 (Udinese)
- Armero – 2015 (Udinese)
- Lucas Paquetá – 2018 (Milan)
- Felipe Vizeu – 2018 (Udinese)
- Léo Duarte – 2019 (Milan)
- Wesley – 2025 (Roma)
- Lorran – 2025 (Pisa)
A lista reúne nomes históricos e revelações recentes do clube. O primeiro da sequência foi Adriano Imperador, que deixou o Rubro-Negro em 2001 para defender a Inter de Milão. Vale destacar que o centroavante também saiu do Fla para jogar na Roma em 2010.

Em seguida, Athirson se despediu da Gávea para vestir a camisa da Juventus em 2001, e Leonardo deixou o Flamengo para retornar ao Milan em 2002.

Em 2004, Júlio César saiu do Flamengo para a Inter de Milão e se consolidou como um dos maiores goleiros da história do clube italiano. No mesmo ano, o lateral Rafael também seguiu para o Messina.

- DESIGN OFICIAL: Bolsa esportiva com escudo do Flamengo serigrafado na lateral, nas cores tradicionais preto, vermelho e …
- CAPACIDADE AMPLA: 50 litros de espaço interno, ideal para academia, viagens curtas ou jogos fora de casa, com dimensões …
- MATERIAL DURÁVEL: Confeccionada em poliéster reciclado com interior em elastômero termoplástico, oferecendo resistência …
Na década seguinte, o movimento continuou com jovens formados na base. Vitor Saba foi para o Brescia em 2012, enquanto Thomás reforçou o Siena em 2013. Em 2014, Adryan e Caio Rangel defenderam o Cagliari.

Já ao término de 2015, Samir e Armero atuaram pela Udinese após deixarem o Rubro-Negro. Em 2018, Lucas Paquetá foi vendido ao Milan e Felipe Vizeu seguiu para a Udinese. Um ano depois, Léo Duarte também assinou com o Milan.

Mais recentemente, Wesley foi negociado com a Roma em 2025, e Lorran chegou ao Pisa por empréstimo com opção de compra, ampliando a presença rubro-negra no futebol italiano.

Agora, Evertton Araújo pode ser o próximo capítulo dessa lista, reforçando a ligação entre Flamengo e o mercado italiano no século XXI.
Fique por dentro de tudo no seu WhatsApp! 📲 Quer receber as notícias do Mengão em primeira mão, direto no seu celular? Entre agora no canal oficial do Jornal do Fla no WhatsApp e não perca nenhum detalhe sobre o nosso Mais Querido.
👉 CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL

