O Uruguai está eliminado da Copa do Mundo. A seleção de Marcelo Bielsa perdeu por 1 a 0 para a Espanha nesta sexta-feira (26), encerrou a campanha ainda na fase de grupos e deu adeus ao torneio. Com isso, Varela, De la Cruz e Arrascaeta encerram a participação no Mundial e passam a voltar as atenções para o retorno ao Flamengo.
A Celeste precisava vencer para garantir vaga no mata mata, mas pouco produziu ofensivamente durante a partida. O único gol do confronto saiu aos 41 minutos do primeiro tempo, quando Álex Baena aproveitou falha de Muslera para definir a vitória espanhola.
Dos três jogadores do Flamengo, apenas Varela começou como titular. De la Cruz entrou ainda na etapa inicial após a lesão de Ugarte, enquanto Arrascaeta permaneceu no banco de reservas e terminou a Copa sem entrar em campo.
A eliminação uruguaia também representa um alívio para o Flamengo, que agora poderá contar com o retorno dos atletas antes do restante dos convocados que seguem vivos no Mundial. O clube já trabalha internamente com um planejamento específico para os jogadores eliminados, que devem receber um período de descanso antes da reapresentação.
Leia mais: Flamengo prevê período de folga para eliminados da Copa; veja planejamento
Varela foi titular, De la Cruz entrou e Arrascaeta não estreou
Marcelo Bielsa manteve Varela entre os titulares pelo terceiro jogo consecutivo. O lateral-direito atuou durante os 90 minutos, recebeu cartão amarelo no segundo tempo e novamente foi um dos jogadores mais utilizados pela comissão técnica uruguaia durante a competição.
De la Cruz começou no banco, mas precisou entrar aos 43 minutos da etapa inicial depois que Ugarte deixou o campo machucado. O meia participou de praticamente todo o segundo tempo e tentou dar mais mobilidade ao setor de criação, mas o Uruguai terminou a partida sem acertar uma finalização sequer no gol defendido por Unai Simón.
Já Arrascaeta voltou a ser relacionado após a lesão muscular na panturrilha, mas não saiu do banco de reservas. O camisa 10 encerra a Copa sem disputar um minuto sequer, depois de chegar ao torneio ainda em recuperação de uma fratura na clavícula e sofrer uma nova lesão durante a preparação da seleção uruguaia.
Flamengo aguarda retorno dos atletas após eliminação
Com a queda do Uruguai, Varela, De la Cruz e Arrascaeta passam a integrar o planejamento elaborado pelo Flamengo para o período pós Copa do Mundo. Conforme apuração do Jornal do Fla, a tendência é que os jogadores eliminados recebam um período de descanso antes da reapresentação, em uma lógica semelhante à aplicada aos atletas que não foram convocados.
A participação do trio na intertemporada em Portugal também se torna improvável. A delegação rubro-negra embarca neste domingo (28) e permanecerá na Europa até 12 de julho, onde enfrentará River Plate, Lausanne Sport e Benfica em amistosos preparatórios.
O prazo de reapresentação ainda dependerá da definição da comissão técnica e do departamento de futebol. A tendência é que cada caso seja analisado individualmente, mas a eliminação precoce faz com que Varela, De la Cruz e Arrascaeta sejam os primeiros convocados do Flamengo a entrar no cronograma de retorno previsto pelo clube.
Fique por dentro de tudo no seu WhatsApp! 📲 Quer receber as notícias do Mengão em primeira mão, direto no seu celular? Entre agora no canal oficial do Jornal do Fla no WhatsApp e não perca nenhum detalhe sobre o nosso Mais Querido.
👉 CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL

